NUMEROS EVIDENTES

Dia Mundial da Poupança: dicas para poupar

31.10.2023
Dia Mundial da Poupança: dicas para poupar

Celebra-se hoje, dia 31 de outubro, este dia para alertar para a necessidade de poupança e promoção da literacia financeira. 

 

O Dia Mundial da Poupança foi criado em 1924, no pós-primeira guerra mundial, com o objetivo de restaurar a confiança das pessoas nas instituições financeiras, incentivando-as a depositar as suas poupanças no banco. Hoje em dia, este dia continua a ser celebrado para incentivar os consumidores a pouparem e gerirem as suas finanças pessoais. 

Com a atual conjuntura económica, é importante estar preparado para o possível aumento da inflação e das prestações do crédito habitação, levando a um aumento dos seus encargos fixos mensais, mesmo sem ter contraído mais nenhum crédito. Peça ajuda especializada aos intermediários da MAXFINANCE, para renegociar o seu crédito habitação ou consolidar créditos pessoais e cartões de crédito, evitando o envidamento. Para celebrar o dia mundial da poupança, preparámos algumas dicas para o ajudar a poupar.

 

ANALISE A SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Uma forma simples de controlar o seu orçamento é recorrer a uma folha de Excel para adicionar todas as despesas fixas e variáveis. Também existem apps grátis de despesas mensais, que pode consultar no seu smartphone e que o podem ajudar a controlar os seus gastos diariamente. 

Nesta lista entrarão todas as despesas feitas ao longo do mês, desde as prestações e contas de casa, a seguros, transportes, combustíveis, escolas e atividades extracurriculares, formações, hobbies, alimentação, refeições fora, lazer, viagens, entre outras.

Se os rendimentos forem superiores às despesas, facilmente consegue destinar uma percentagem mensal para fazer crescer as suas poupanças. Se, pelo contrário, os gastos forem superiores aos rendimentos, significa que está a gastar acima da sua capacidade financeira e que tem de cortar despesas para equilibrar o orçamento familiar e não cair em situação de sobre-endividamento.

 

CORTE DESPESAS E DEFINA OBJETIVOS CONCRETOS

Cumprir objetivos financeiros implica definir um orçamento mensal e analisar onde gasta o seu dinheiro, para ter uma noção do estado das suas finanças pessoais e perceber como pode continuar a poupar.  Depois de estabelecer um orçamento, é importante manter-se focado na forma como gasta o seu dinheiro, dando prioridade às despesas fixas. Evite comprar por impulso e procure ponderar os seus custos e avaliar se as despesas podem ser reduzidas. Comece por planear onde irá investir o seu dinheiro, seja na formação, viajar, comprar casa ou começar um negócio próprio. 

Reveja com alguma regularidade os seus créditos e seguros, faça as contas e veja se não está a pagar por serviços de que não precisa. Se já não forem vantajosos, tente renegociá-los com a seguradora ou o banco. Aproveite também para atualizar os contratos de serviços e troque de fornecedor, sempre que sejam oferecidas condições e preços mais vantajosos. Consulte ainda, a lista de débitos diretos da sua conta bancária e cancele os que já não se justificarem.

 

COMECE A POUPAR AGORA

Para não ser apanhado desprevenido numa emergência e comprometer a sua situação financeira, prepare-se e crie um fundo de emergência. Pode ser uma conta separada que deve criar para fazer face a imprevistos, uma espécie de rede de segurança a que poderá recorrer em caso de eventual crise financeira, como desemprego ou doença prolongada, que deve corresponder, idealmente, a cerca de cinco a seis salários.

Criado o fundo de emergência, deverá pensar em abrir uma conta-poupança, para a qual deve retirar cerca de 10% do seu salário todos os meses. Se inicialmente os 10% não forem possíveis, comece com uma percentagem menor, o mais importante é assegurar que as suas poupanças crescem todos os meses, já que ao capital que vai sendo injetado se vão somar os juros. Assim que for viável, deverá aumentar este montante para assegurar que poupa esta quantia, que deverá transferir automaticamente para esta conta-poupança, na data em que recebe o seu salário, evitando utilizá-la.

 

INCENTIVE OS MAIS JOVENS A POUPAR

É fundamental desenvolver hábitos de poupança desde cedo, para contribuir para o aumento da literacia financeira.  Falar sobre dinheiro em casa, encorajando-os a abordarem questões financeiras, com uma linguagem o mais objetiva e descomplicada possível, é importante para terem uma noção do custo de vida.

Para consciencializar para a importância de poupar, comece por atribuir uma semanada e, mais tarde, negoceie uma mesada para aprenderem a gerir o seu próprio dinheiro. Criei desafios didáticos em família, em que todos participam na gestão financeira da família. Para terem noção da responsabilidade do orçamento familiar, a capacidade de tomar decisões deve ser estimulada desde cedo. Envolva as crianças nas decisões e dê o exemplo. Cabe aos educadores explicar e educar, para que desenvolvam confiança e autonomia financeira.
 

share